Rafael Correa compara situação na Venezuela com Chile de Allende

O presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou nesta segunda-feira (19) que a guerra econômica contra o governo da Venezuela é similar à ocorrida no Chile no início da década de 1970, durante a presidência de Salvador Allende.

"A América Latina não vai mais aceitar o neocolonialismo" - Wikicommons

Em sua conta da rede social Twitter, o presidente publicou: "Após as eleições de março de 1973 no Chile, a burguesia derrotada elegeu o caminho da guerra econômica para derrubar Allende: acaparamento, especulação, etc.".

O chefe de Estado agregou que "a semelhança é surpreendente com o que ocorre agora na Venezuela", e chamou os jovens a aprender com a história.

O governo de Nicolás Maduro tem denunciado sistematicamente a existência de uma guerra econômica encaminhada a desestabilizar a Revolução Bolivariana.

O vice-presidente, Jorge Arreaza, considerou que se trata de um golpe de Estado econômico, e é uma nova modalidade da oposição para criar desabastecimentos e longas filas nos comércios, e assim desestabilizar o país. "Isto que estamos vendo no início do ano é um golpe de Estado econômico que vamos superar como fizemos no ano passado com o golpe de Estado de violência na rua", afirmou.

Fonte: Prensa Latina