Mexicanos organizam novas manifestações por estudantes desaparecidos

Pais dos jovens estudantes mexicanos desaparecidos em Iguala, estado de Guerrero, convocaram, nesta segunda-feira (26), uma grande mobilização na Cidade do México, na qual participarão instituições e organizações sociais. A mobilização marca quatro meses do sumiço dos jovens.

mexico

Familiares dos estudantes desaparecidos marcharão acompanhados por membros da Coordenadoria Nacional de Trabalhadores da Educaão (CNTE), e organizações sociais e sindicais.

Nas redes sociais, os pais dos jovens chamaram à população a se somar a "outra jornada global por Ayotzinapa, por nossos rapazes, por vocês, por seus filhos e pelas próximas gerações", ao se cumprirem "quatro meses de sofrimento". Exigem que se retome a busca dos estudantes e se investigue o exército, pois acredita-se que tiveram participação nos atos violentos de 26 e 27 de setembro do ano passado em Iguala, onde policiais locais assassinaram seis civis e sumiram com 43 estudantes.

Segundo presos confesoss, os rapazes foram entregues a membros do grupo criminoso Guerreros Unidos, que os executaram e incineraram, e seus restos foram lançado no rio San Juan e a um lixeiro de Cocula, município vizinho a Iguala.

Meios de imprensa locais informaram sobre os preparativos de manifestações em vinte cidades mexicanas, entre elas Tuxtla Gutiérrez, Durango, Morelia, Tampico, Monterrey, Mérida, Ciudad Juárez, Guadalajara, Chihuahua e Cuernavaca, em apoio aos familiares destas vítimas do desaparecimento forçado.

Fonte: Prensa Latina