México: milhares marcham em solidariedade aos estudantes desaparecidos

Milhares de pessoas marcharam pelas ruas da Cidade do México para recordar o desaparecimento dos 43 estudantes, há quatro meses, e exigir punição aos responsáveis.

Parentes dos estudantes desaparecidos no México - Alex Cruz | Agência Lusa

Familiares dos estudantes desaparecidos expressaram durante a manifestação da VIII Jornada Global por Ayotzinapa, efetuada no Zócalo do Distrito Federal, que não aceitarão a morte de seus filhos até que o governo apresente provas científicas contundentes.

Portanto, prosseguirão a busca dos jovens e pediram o apoio da sociedade para encontrá-los.

Ante membros de organizações sociais, sindicais, camponesas, de instituições, professores e estudantes, também se pronunciaram para que não tenha eleições no estado de Guerrero.

Exigiram que a Procuradoria Geral da República abra novas linhas de investigação para indagar a responsabilidade do Exército nos fatos violentos ocorridos no município guerrerense de Iguala.

Nesses fatos violentos perderam a vida seis civis e 43 estudantes da escola normal rural Raúl Isidro Burgos foram vítimas do desaparecimento forçado, em 26 e 27 de setembro do ano passado.

Publicações locais registraram manifestações em Colima, Tamaulipas, Sinaloa, estado do México, Baixa Califórnia e Oaxaca, entre outros estados mexicanos que se somaram à jornada.

Fonte: Prensa Latina