Cristina Kirchner irá à China para intensificar parceria bilateral

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China anunciou, nesta sexta-feira (30), que a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, visitará Pequim na próxima semana. Ela chegará ao país asiático na terça-feira (3) e no dia seguinte se encontrará com o presidente chinês, Xi Jingping.

Cristina Kirchner - Telám

Na quinta-feira (4), será a vez de se reunir com o primeiro-ministro Li Keqiang. Um porta-voz da chancelaria chinesa destacou que a China dá grande importância aos laços com a Argentina. O funcionário também destacou que seu governo espera que a visita de Cristina Kirchner seja uma oportunidade para aprofundar as relações em diversas áreas.

A presidenta argentina, segundo informações veiculadas em seu país, deverá ser acompanhada em sua viagem à China por uma comitiva com autoridades e centenas de empresários que buscarão investimentos chineses.

A porta-voz da chancelaria chinesa, Hua Chunying, disse que no dia 5 de fevereiro, a presidenta argentina se reunirá com Zhang Dejiang, presidente da Assembleia Popular Nacional (parlamento).

A porta-voz assegurou que a China concede grande importância aos laços com essa nação sul-americana e considera que a visita da presidenta será uma oportunidade para o aprofundamento da amizade bilateral em vários setores.

Em seu encontro com a imprensa, Hua mencionou a visita oficial do presidente chinês à Argentina em julho do ano passado, um momento em que ambos os países decidiram elevar o nível de seus vínculos ao de associação estratégica.

A visita à Argentina do chefe de Estado chinês ocorreu durante uma viagem pela América Latina e pelo Caribe, que incluiu também Brasil, Venezuela e Cuba.

Fonte: Prensa Latina