Estados Unidos descartam devolver Guantânamo

O governo dos Estados Unidos descartou que planejam devolver a Cuba o controle da base naval de Guantânamo, reconhecendo que a normalização das relações com Havana tomará mais tempo que o estabelecido para abrir as embaixadas.

guantanamo

Nesse sentido, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, afirmou que a prisão de Guantânamo deverá ser fechada, pois a base naval não é algo que o governo estadunidense queira devolver.
O território que inclui tanto a base naval como o centro de detenção militar no estado têm o controle dos Estados Unidos desde 1903. Em 2001 passou a ser usado para manter encarcerados supostos terroristas.

A devolução da base naval é uma reivindicação histórica de Cuba, antes mesmo da Revolução de 1959. A ilha foi fortemente ocupada por forças dos EUA em 1898, e para retirar as tropas de ocupação, Cuba foi obrigada a tolerar a Base Militar em Guantânamo desde 1903, e pelo tempo que o governo dos EUA julgou necessário, contra a vontade da nação cubana.

O presidente de Cuba, Raúl Castro, disse na cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celac), reunião que ocorreu a semana passada na Costa Rica, que "a restauração das relações diplomáticas é o início de um processo para a normalização das relações bilaterais, mas isso não é possível, desde que o bloqueio, e o território ilegalmente ocupado pela Base Naval de Guantánamo sejam devolvidos, além da não limitação das transmissões de rádio e de televisão, não há uma compensação justa para o nosso povo, para os danos humanos e econômicos que tem sofrido”.

Fonte: Cuba Debate