Ministra da Seppir recebe secretários de combate ao racismo 

Dialogar com os partidos sobre os rumos das políticas de promoção da igualdade. Este foi um dos principais objetivos da visita da ministra da secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República, Nilma Lino Gomes, na última sexta-feira (30/1).

Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Nilma Lino Gomes, na última sexta-feira (30/01).

Participaram do encontro, secretários e coordenadores dos partidos políticos da base aliada de Combate ao Racismo. Entre estes, Olívia Santana, titular da pasta no PCdoB Nacional e presidenta do PCdoB Salvador.

As lideranças foram dar as boas vindas à ministra e discutir a necessidade de a Seppir dar saltos maiores neste segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff na construção de políticas públicas. A ministra se afirmou aberta ao diálogo e resgatou o fato de a secretaria trabalhar com quatro principais eixos: ações afirmativas; quilombos e comunidades tradicionais; juventude; relações internacionais.

Na oportunidade, Olívia Santana – que também é secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia – sugeriu a incorporação de um quinto eixo: o empoderamento da população negra, um dos temas considerados mais importantes para a SPM.

Combate ao Racismo do PCdoB
Na tarde de sexta (31), a ministra recebeu os integrantes da Secretaria Nacional do PCdoB de Combate ao Racismo, incluindo Olívia Santana, e o deputado federal Orlando Silva, ex-ministro do Esporte. Os dirigentes do Partido se colocaram à disposição para colaborar com a gestão da ministra, especialmente na realização de políticas públicas que façam avançar as oportunidades de participação de mulheres e homens negros nas estruturas de poder.

A ministra, que já foi reitora da Unilab, demonstrou interesse em fazer parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia, para ampliar os avanços nas ações promovidas pela pasta.

De Salvador,
Maiana Brito