EUA pressionam Cuba para abrir Embaixada na ilha até abril

Os Estados Unidos estão pressionando Cuba para obter permissão de abertura de sua embaixada na ilha até abril deste ano, informa a Reuters, com referência às autoridades em Washington. O governo cubano, no entanto, exige que antes o país seja retirado da lista de Estados que patrocinam o terrorismo.

Eua Cuba

A Casa Branca estaria trabalhando para acelerar o processo, segundo os interlocutores da agência com conhecimento dos processos de revisão do Departamento de Estado sobre o caso. Porém, os trâmites podem demorar até junho, ou ainda mais.

Washington estaria ansioso para restabelecer relações diplomáticas antes da Cúpula das Américas, que será realizada no Panamá em abril, quando o presidente norte-americano, Barack Obama, se reunirá com o líder cubano, Raúl Castro, pela primeira vez desde 2013.

Ambos os líderes anunciaram um acordo histórico em 17 de dezembro para restabelecer as relações. Diplomatas dos Estados Unidos e Cuba vão se reunir neste mês ou no início de março em Washington para uma segunda rodada de negociações.

Apesar do restabelecimento das relações diplomáticas em vias de acontecer, a normalização dos processos como o embargo comercial mantido por Washington em relação a Cuba poderá levar mais tempo.

Fonte: Agência Sputnik