Evaldo Lima é relator da mensagem de reajuste salarial dos professores
A semana começa com a escrita de um importante capítulo na luta dos professores do município por melhores salários. Nesta segunda-feira (09/02), a Comissão Conjunta de Legislação e Orçamento da Câmara Municipal de Fortaleza se reuniu para encaminhar ao Plenário o Projeto de Lei que concede reajuste salarial aos profissionais do magistério.
Publicado 09/02/2015 22:09 | Editado 04/03/2020 16:26
Líder do governo na Casa, o vereador do PCdoB Evaldo Lima foi o relator da mensagem, que aumenta o salário da categoria no índice de 13,01% – correspondente ao dobro da inflação do período.
Agendada inicialmente para a próxima quarta-feira (11), a reunião de discussão da medida foi antecipada. A mudança objetivou colocar a votação do reajuste a tempo do novo salário já constar na folha de fevereiro dos professores da Capital, retroativo ao último mês de janeiro. Com parecer favorável das comissões competentes, a medida tramitará nas sessões da Câmara de Fortaleza nesta semana.
Estiveram presentes no encontro das comissões de Legislação e Orçamento professores e membros do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação no Estado do Ceará (Sindiute). Os representantes da militância em prol de condições dignas de trabalho no magistério foram saudados pelos parlamentares presentes. E também foram contemplados pelo documento assinado pelo prefeito Roberto Cláudio, pois antes da apresentação da mensagem houve negociação prévia entre Prefeitura de Fortaleza e Sindiute.
Conforme indica a mensagem, o índice de 13,01% foi calculado com base na arrecadação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), bem como nos valores repassados nos últimos dois anos aos governos estaduais e municipais, para cobrir o custo anual de cada aluno.
Com décadas de devoção ao magistério como professor de História, Evaldo Lima considera "essencial que a causa da categoria seja campo visível e sempre contemplado dentro das prioridades da atual gestão municipal".
Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)