Venezuela relembra discurso histórico de Simón Bolívar

A Venezuela relembrou, neste domingo (15), o aniversário do emblemático discurso de Simón Bolívar, quando o líder convocou no Congresso de Angostura (hoje cidade Bolívar) à consolidação da Grande Colômbia, a pátria grande.

Simón Bolívar - Reprodução

Em 15 de fevereiro de 1819, o Libertador dirigiu-se ao segundo congresso constituinte da Venezuela para marcar o caminho a ser seguido para a consolidação da Grande Colômbia e das nações que a formaram, como donas de seu destino.

Bolívar falou para 26 deputados eleitos em plena guerra de independência pelas províncias de Caracas, Cumaná, Trujillo, Margarita, Guayana, Barinas e Barcelona e convidou-os a discutir e debater a Lei Fundamental da Grande Colômbia.

A iniciativa previa que esses territórios deviam possuir um sistema político baseado na justiça social e a regulação dos poderes e que tivesse como premissa a livre determinação dos povos.

Bolívar realçou a importância do momento histórico que se vivia, poucas semanas antes de iniciar a campanha para libertar à Nova Granada (Colômbia) e depois a Quito (Equador). Destacou que deviam ser criadas novas instituições que respondessem às necessidades dos povos destes três países e dos que fossem libertos posteriormente.

Ademais adiantou-se a seu tempo e propôs a criação de um Poder Moral que impulsionasse a cultura da virtude e propôs um modelo Republicano baseado na eleição dos servidores públicos pelo voto popular.

A eliminação da escravatura e a alavancagem da educação como base da formação de um novo cidadão foram outras das propostas de Bolívar recordadas neste domingo no estado de Anzoátegui.

Segundo historiadores, ao concluir aquele discurso Bolívar entregou o projeto de Lei Fundamental (Constituição) da Grande Colômbia, texto aprovado dois dias mais tarde.

Fonte: Prensa Latina