“Bolívia defenderá o mar com a força da verdade”, diz procurador geral

O procurador geral do Estado da Bolívia, Héctor Arce, manifestou nesta segunda-feira (16) que seu país “se defenderá com a força da verdade, da justiça e do direito de retomar com soberania o mar”. A afirmação foi feita depois da objeção do Chile na Corte Internacional de Justiça em Havana.

Procurador geral da Bolívia, Hector Arce - ABI
“Esta demanda encontra sua competência na Corte Internacional de Justiça e a Bolívia defenderá com a força do direito, da verdade, a razão defenderá os planejamentos no Palácio da Paz”, afirmou Arce.
 

Depois de ser publicado um comunicado oficial da CIJ, onde convoca ambos os países a apresentar suas alegações orais nos próximos dias 4 e 8 de maio, Arce manifestou que a equipe de assessores internacionais da demanda boliviana, apresentada em abril de 2013, será encarregada de fazer as alegações.

Recordou ainda que isto não exclui as autoridades bolivianas de participarem do processo. Explico que para a apresentação foram fixadas quatro intervenções nas primeiras semanas de maio. “O Chile começará na segunda-feira (4), dois dias depois, no dia 6, será a vez da Bolívia”, explicou.

Disse também que este dia é mais importante porque a Bolívia responderá a “incorreta objeção à jurisdição apresentada pelo Chile e defenderá a jurisdição do tribunal”. Espera-se que resultado seja divulgado até o final do ano, ainda que não tenha um prazo determinado.

Fonte: TeleSur