Curso de Jornalismo da UFC faz 50 anos

O Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, o primeiro a ser criado no Estado, completa 50 anos em dezembro deste ano. As comemorações começaram no final do ano passado e prosseguem ao longo de 2015.

Para este primeiro semestre, o destaque será a realização do Ciclo Internacional Práxis no Jornalismo (PRAXISJOR), com o tema "Narrativas jornalísticas e subjetividade no contexto ativista e de novas mídias – Jornalismo UFC 50 anos depois!". Esse evento ocorrerá de 4 a 6 de maio e englobará o Seminário Internacional Pensar e Fazer o Jornalismo, o Encontro Nacional de Iniciação Científica em Jornalismo e a Mostra de Produção Laboratorial em Jornalismo.

Interessados em apresentar trabalhos durante o Ciclo devem enviar resumo até 9 de março para o e-mail [email protected]. As inscrições podem ser feitas no site do evento (www.praxisjor.ufc.br), onde se encontram mais informações. A vice-coordenadora do Curso de Jornalismo da UFC, Profª Kamila Bossato Fernandes, esclarece que a programação está sendo planejada para envolver estudantes de graduação e pós-graduação e mais: a chamada de trabalhos para o Ciclo é ampla, como forma de fortalecer o curso para além do Ceará.

No texto de apresentação do evento, os professores Edgard Patrício, coordenador do curso de graduação em Jornalismo, e Wellington Junior, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC, expressam que “a ideia é que possamos criar um ambiente acolhedor, sistemático e duradouro para a discussão sobre as transformações vivenciadas pelo Jornalismo”.

Das comemorações do cinquentenário , faz parte homenagem à professora Adísia Sá, uma das fundadoras do Curso de Jornalismo da UFC e atualmente presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), entidade onde nasceu o sonho de uma formação superior em Jornalismo no Ceará, e que abrigou o curso à época da criação.

Fonte: Agência da Boa Notícia