Evaldo Lima: Histórico de luta pelo desenvolvimento educacional
O vereador Evaldo Lima (PCdoB) foi eleito por unanimidade, no mês de fevereiro, presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal de Fortaleza. Título que não vem à toa para o líder do governo na Casa Legislativa. Ao longo de seu mandato, o parlamentar tem se dedicado ininterruptamente a propostas que objetivam melhores condições para o desenvolvimento educacional na capital cearense.
Publicado 10/03/2015 10:47 | Editado 04/03/2020 16:26
Desde 2013, ano em que tomou posse, o vereador do PCdoB articula importantes ações na luta pela educação pública de qualidade. Logo no início da sua atividade legislativa, Evaldo propôs em projeto que 100% dos royalties do pré-sal recebidos pelo município fossem investidos em Educação. Medida que veio antes da aprovação do próprio PNE.
É também do parlamentar a ideia de criação do Programa Academia Enem em Fortaleza, voltado à preparação de estudantes da rede pública ou privada de ensino, assim como pessoas que já tenham concluído o ensino médio, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Hoje, Fortaleza disponibiliza oito mil vagas para o curso ofertado de forma gratuita.
Em 2014, a CMFor aprovou o "Dia Municipal de Luta por uma Educação não Sexista e sem Discriminação" para ser representado na data 21 de junho em Fortaleza, projeto de lei ordinária proposto por Evaldo Lima. Outra iniciativa do vereador foi a indicação de o Executivo introduzir a capoeira – patrimônio histórico-cultural – nas escolas públicas municipais, através da realização de oficinas.
No fim do ano passado, Evaldo Lima propôs a criação de escola bilíngue para crianças, jovens e adultos surdos, vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME), no Bairro Jardim Iracema. A ação – que atualmente tramita para aprovação na Casa do Povo – visa assegurar aos portadores de surdez o acesso às duas línguas no contexto escolar: libras (primeira) e o português (segunda).
Professor de História por mais de 20 anos, Evaldo Lima também tem papel relevante na busca por melhores salários para a sua categoria. Em 2015, já foi relator da mensagem que possibilitou o aumento salarial de 13,01% para os professores municipais, assim como fez em 2014. Antes disso, também foi relator da lei que instituiu a Gestão Democrática e Participativa da Rede Pública Municipal, o Programa de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino, Seleção Pública dos Diretores de Escola.
A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação tem presidente capacitado e ativo nas causas pelos melhores caminhos da boa educação pública. As responsabilidades aumentam a cada ano, mas a certeza é de que Evaldo Lima já mostrou o quanto necessária é a valorização de cada setor para o nosso real desenvolvimento educacional.
Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)