Morre fotógrafo cearense Maurício Albano

Faleceu aos 69 anos, na última quarta-feira (11), o fotógrafo cearense Maurício Albano. A família ainda desconhece a causa da morte, mas suspeita-se de um infarto fulminante ou um AVC. O corpo será cremado nesta quinta-feira (12) e a família jogará as cinzas no mar da Praia de Picos, em Icapuí, onde o artista desenvolvia projetos e pretendia morar.

Maurício Cordeiro Albano Mouri começou a fotografar nos anos 1960, somando mais de 50 anos devotados ao ofício. Apaixonado pela natureza, dedicou a vida a registrar as paisagens naturais do Ceará.

Em seu livro mais recente, "Panoramas – Ceará por inteiro", lançado em dezembro de 2014, Maurício reuniu um pouco de sua produção em que registrou o Ceará do litoral ao sertão, com imagens panorâmicas de viagens feitas pelo Estado. Além da vasta bibliografia dedicada à fotografia e às paisagens cearenses, o profissional deixa dois filhos e três netos.

Em recente entrevista concedida ao jornal O Povo, o fotógrafo fez um autorretrato sobre sua vida e carreira. “Tenho vivido exclusivamente da fotografia, fazendo trabalhos para publicidade, ilustrando folders com fotos de arquivo, além de desenvolver um trabalho pessoal relacionado à natureza (minha religião), historiando, principalmente o meu estado do Ceará”.

Galeria de fotos de Maurício Albano

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações dos jornais locais)