Unasul adia reunião de chanceleres sobre a Venezuela

O chanceler do Equador, Ricardo Patiño, confirmou o adiamento da reunião que seus pares da Unasul haviam previsto realizar nesta quinta-feira (12) em Montevidéu para analisar as ameaças dos Estados Unidos contra a Venezuela.

UNASUL - Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.

“A reunião de chanceleres da Unasul não será nesta quinta-feira (12) na capital uruguaia por problemas de agenda, mas seguramente a faremos nos próximos dias. Estamos com você Venezuela”, escreveu o chefe da diplomacia equatoriana em sua conta no Twitter.

O encontro dos ministros de Relações Exteriores da União das Nações Sul-Americanas havia sido anunciado na terça-feira (10) pelo presidente do Equador, Rafael Correa, durante uma coletiva de imprensa na cidade portuária de Guayaquil.

Segundo havia dito o presidente, os chanceleres têm a missão de preparar uma cúpula extraordinária do bloco sub-regional para responder à ordem executiva emitida na segunda-feira (9) pelo presidente Barack Obama que considera a Venezuela uma ameaça para a segurança nacional e a política exterior dos Estados Unidos.

De acordo com Correa, ninguém em seu são julgamento pode achar que o país sul-americano represente uma ameaça para a segurança estadunidense, pelo que as sanções anunciadas por Obama só buscam atemorizar os demais governos para que não colaborem com as autoridades venezuelanas.

Também alertou que os Estados Unidos já se valeram de ordens executivas similares no passado para justificar invasões militares a outros países da região.

Fonte: Prensa Latina