Brasil Em Movimento é lançado em Brasília com debate sobre o país 

Organizado por Maria Borba, Natasha Felizi e João Paulo Reys, o livro Brasil Em Movimento, que será lançado na próxima quinta-feira (19), em Brasília, reúne textos, entrevistas e trabalhos artísticos que funcionam como um ponto de partida para repensar os rumos e dilemas do Brasil atual.  

Brasil Em Movimento é lançado em Brasília com debate sobre o país

O lançamento será seguido de debate com a cineasta Dácia Ibiapina, o antropólogo e ativista Paique e o também antropólogo Henyo Barretto Filho.

Estão presentes no livro reflexões de várias personalidades, entre outros João Pedro Stédile, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); do historiador e deputado estadual Marcelo Freixo; do economista Carlos Lessa; do músico e compositor Jorge Mautner; do historiador e político Vladimir Palmeira; da antropóloga e cientista política Maria Lúcia Monte, promovendo um amplo debate sobre o que foi denominado Jornadas de Junho.

A questão da mobilidade urbana – deflagradora dos protestos – é pensada por engenheiros, arquitetos e urbansitas.

A importância das redes sociais na mobilização para os protestos tem destaque em entrevista com o advogado Pedro Abramovay, que dirigiu, no Brasil, o site Avaaz, de petições online.

Os atos de vandalismo dos Black Blocs e a violência policial permeiam boa parte dos textos e entrevistas.

Cada contribuição foi pensada ou produzida durante o período dos protestos, de modo que cada uma delas pode ser entendida como um retrato do instante.

Cronologia dos acontecimentos

O livro foi organizado em ordem cronológica, explicitando a data de realização de cada trabalho, de modo que seja possível perceber, através da sucessão deles, parte do movimento pelo qual o Brasil passou e o olhar de cada autor no momento específico em que se expressou.

Cada autor colaborou livremente, conversando, produzindo um texto ou trabalho artístico. Na parte artística, o livro conta com intervenção de texto e imagem de importantes artistas plásticos contemporâneos como Antonio Manuel, Tunga, Cildo Meireles, José Damasceno, Ernesto Neto e Carmela Gross.

Serviço:
O que: Lançamento do livro Brasil em Movimento
Data: Quinta-feira (19)
Horário: 18 horas
Local: Livraria do Chico, na Universidade de Brasília (UnB)

Do Portal Vermelho
De Brasília, Márcia Xavier