Maioria dos estadunidenses apoia fim do bloqueio contra Cuba

Nos EUA, 64% dos eleitores estadunidenses apoiam o fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba durante mais de meio século, revelou uma pesquisa publicada pela Beyond the Beltway Insights.

Cuba e Estados Unidos

A pesquisa – realizada em conjunto pelas firmas Benenson Strategy Group e SKDKnickerbocker – mostra também um respaldo bipartidário ao eventual fim dessa injusta política: 74% entre eleitores democratas e 51% nas filas republicanas, enquanto os independentes reproduzem a proporção geral (64% ).

Ainda que ambos os governos tenham avançado em conversas para a restauração de nexos diplomáticos e a Casa Blanca tenha flexibilizado algumas restrições comerciais e de viagens contra a ilha, a legislação que sustenta o bloqueio somente pode ser eliminada definitivamente no Congresso.

Cerca de 71% dos 1.032 entrevistados considerou que as mudanças na política norte-americana para a nação caribenha procuram o "melhor interesse dos Estados Unidos e do povo cubano", enquanto 29% os vê como concessões.

A pesquisa foi realizada nos dias 26 e 27 de fevereiro – em coincidência com a segunda rodada de práticas entre delegações de Cuba e dos Estados Unidos, realizada em Washington.

Fonte: Prensa Latina