Audiência Pública comemora 93 anos do PCdoB

Audiência CMB - Robson Marques
Nessa quarta-feira (18), realizamos na Câmara Municipal de Belém, ato político em homenagem aos 93 anos do Partido Comunista do Brasil – PCdoB.

São 93 anos de luta em defesa da liberdade, da democracia, do socialismo e do Brasil. É um partido que enfrentou o Regime da Ditadura Militar no Brasil, combateu as tentativas de golpes contra o Governo Lula em 2005 e luta na defesa da Democracia brasileira e agora, quando as forças reacionárias de direita, retornam contra o governo da Presidenta Dilma e os avanços sociais dos trabalhadores brasileiros. É um partido necessário!

O PCdoB sempre atuou lado a lado com outras correntes patrióticas em defesa da soberania do País. Sempre considerou que a unidade de amplas forças progressistas é a garantia de êxito aos sucessivos avanços necessários a nação. Trabalha pela unidade das forças avançadas e democráticas, sem renúncia a sua independência.

O PCdoB chega a esta data com uma aguda noção do seu papel histórico, ontem, hoje e amanhã. Só o fato de atingir 93 anos é um fato em um país de partidos, na sua maioria frágeis e conjunturais.

Na ocasião deste aniversário de 93 anos do Partido Comunista do Brasil, nada mais adequado do que afirmar sua juventude na formulação e das ideias destinadas à construção do novo para a humanidade, que é o socialismo. Nada mais justo do que afirmamos que temos no PCdoB um velho partido novo, jovem, que nasce e renasce em cada época histórica, com o ímpeto transformador que fermenta continuamente na sociedade.

Nestes 93 anos, o PCdoB adquiriu a força e a bravura dos cabanos, índios, tapuios e dos guerrilheiros do Araguaia, mas não perdeu a ternura, como aconselhou Guevara. Armou-se da teimosia de um povo que não abre mão de ser feliz, o que será plenamente possível no Brasil soberano, Democrático e socialista que nossas mãos unidas irão conquistar. São estes os nossos anseios, são estes os anseios do Partido Comunista do Brasil.

Nas comemorações dos 93 anos do PCdoB, o nosso mandato instituiu a Comenda "Comandante Comunista". Homenageamos 45 militantes que doaram e doam suas vidas às causas populares, desde o início da tarefa de reorganizar o PCdoB no Pará até hoje quando a luta chama para a defesa da democracia e contra o golpismo.

Entre os homenageados estão os camaradas: Ex-deputado Paulo Fonteles (assassinado no dia 11 de junho de 1987 pelos grandes latifundiários) e o ex-presidente do PCdoB Estadual, Neuton Miranda, um abnegado e altaneiro em defesa dos direitos do povo, falecido no dia 20 de fevereiro, vítima de um fulminante ataque cardíaco, enquanto distribuía títulos de propriedade de terras a populações ribeirinhas no município de Belterra, região de Santarém , no Pará.

Por Alan Pereira
Assessoria do Mandato da Vereadora Sandra Batista