Começa nesta semana Fórum da Ásia

A conferência anual 2015 do Fórum de Bo'ao para a Ásia, com o tema de "Novo futuro da Ásia: rumo a uma comunidade de destino comum", será realizada entre os dias 26 e 29 de março, na província de Hainan, no sul da China.

Ásia

Os líderes de 16 países confirmaram participação neste encontro, incluindo o presidente indonésio, Joko Widodo, o presidente de Nepal, Ram Baran Yadav, o governador-geral da Austrália, Peter Cosgrove, o primeiro-ministro neozelandês, Mark Rutte, o presidente da Zâmbia, Edgar Lungu e o primeiro vice-premiê russo, Igor Shuvalov. O fórum também atrai mais de 80 ministros de diferentes países. O número de empresários participantes também será grande.

O presidente chinês, Xi Jinping, participará, pela terceira vez, do Fórum de Bo'ao para a Ásia, demonstrando que a China presta grande atenção ao encontro e “espera que se reforcem as cooperações bilaterais e multilaterais nesta importante plataforma de intercâmbio entre a China, a Ásia e o mundo”.

O Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (BAII) será um dos temas mais importantes deste fórum. Isso por conta do desejo da Grã-Bretanha, da França, da Alemanha, da Itália e da Suíça de aderirem à instituição como membros fundadores.

Paz, estabilidade e a promoção do desenvolvimento através da cooperação são as principais preocupações dos países participantes. A proposta de "um cinturão e uma rota" defendida pela China recebe a aprovação e apoio da comunidade internacional. O intercâmbio e a discussão no Fórum de Bo'ao vão impulsionar a execução desta proposta, incluindo o seu planejamento concreto, plano de execução e lista de projetos.
No fórum, também estão previstas a discussão da perspectiva da economia asiático e mundial, a tendência das políticas monetárias, a ordem da economia mundial, a internet, a inovação e o empreendedorismo.

Personalidades de diferentes áreas no mundo foram convidadas para participar das discussões sobre o desenvolvimento sustentável humano.

Aliás, os temas relacionados com a vida cotidiana, tais como a segurança alimentar, doenças e agricultura também são temas de destaque do Fórum de Bo'ao.

Fonte: Diário do Povo