Bancada feminina lança campanha nacional Mais Mulheres na Política 

Cerca de 400 pessoas lotaram o auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) na tarde de quinta-feira (26) para o lançamento da campanha nacional “Mais Mulheres na Política”, organizada pela Bancada Feminina no Congresso Nacional. 

Bancada feminina lança campanha nacional Mais Mulheres na Política - Marcelo Favaretti

As parlamentares receberam apoio dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em favor da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que garante 30% das vagas dos legislativos para as mulheres nas próximas eleições, e da PEC que indica a presença de uma mulher quando da renovação de dois terços do Senado.

A procuradora da Mulher no Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), esclareceu o porquê de a atual lei da cota de 30% em candidaturas não se mostrar eficaz para alcançar a igualdade de participação entre homens e mulheres.

“O sistema eleitoral brasileiro diz apenas que os partidos devem reservar as vagas, mas a punição tem sido extremamente branda para as siglas que não cumprem a cota, ou burlam a previsão legal, apresentando candidaturas só de fachada”, afirmou, anunciando que “Mais Mulheres na Política” é uma campanha a ser veiculada em nível nacional e contará com spot para rádio, jingle e cartazes.

Durante o evento senadoras e deputadas convidaram o público a ler o manifesto intitulado “Por uma reforma que garanta mais mulheres no Parlamento”, em anexo, resultado de reuniões realizadas desde o início da atual legislatura para trabalhar na reforma política uma pauta comum às mulheres de todos os partidos.

Sem privilégio, com igualdade

Para a coordenadora da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados, Dâmina Pereira (PMN-MG), não se trata de uma luta por privilégios: “Nossa pauta é por igualdade. E muitas vezes, para que tenhamos igualdade, precisamos de leis que a determinem. Somos tão poucas no Congresso que praticamente só votamos projetos de interesse das mulheres no mês de março, como se precisássemos de um mês para sermos lembradas”.

Mudanças na destinação do Fundo Partidário também interessam às senadoras e deputadas. Elas reivindicam que os partidos estabeleçam ao menos 30% dos recursos para o financiamento de suas campanhas, quando hoje esse valor corresponde a apenas 5%.

O presidente do Senado afirmou seu apoio à causa das mulheres: “Vamos fazer o que for preciso, contem conosco, para apoiarmos o aumento do número de cadeiras destinadas às mulheres no Parlamento brasileiro durante a discussão da reforma política, porque isso significa reforçar a democracia no nosso país”.

Já o presidente da Câmara dos Deputados avaliou ser possível concluir a discussão para que as mudanças possam valer já nas eleições de 2016. “Nosso apoio é real em favor da causa das mulheres como condição fundamental para a boa condução da política nacional, cada vez com mais força, contundência e representatividade pela ampliação da presença da mulher em todos os níveis do Parlamento brasileiro”, anunciando para até 30 de setembro deste ano a aprovação das propostas.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações da Ass. Sen. Vanessa Grazziotin