MEC poderá ofertar novos cursos de formação no exterior

Para atender à demanda gerada pela expansão da educação profissional e tecnológica, o Ministério da Educação (MEC) desenvolve cursos de formação no exterior para professores e gestores de institutos e centros federais de educação tecnológica.

Ministério da Educação em Brasília

Os cursos têm duração de três meses, em média, em instituições similares aos institutos federais brasileiros. Ou seja, de ciências aplicadas. A oferta é feita por meio de chamadas, e os participantes têm de comprovar vínculo formal permanente com a instituição (servidor concursado) e apresentar projeto de desenvolvimento local, um plano de ação.

“O professor vai para a instituição no exterior e, na volta, à luz do que viu no modelo internacional, com ajustes e implementações, aplica seu projeto no Brasil, no instituto em que trabalha”, afirma o coordenador do núcleo Estruturante de Política de Inovação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, uciano de Oliveira Toledo.

Oferta de cursos

Dois grupos na Finlândia e um no Canadá já fizeram a capacitação, que tem previsão de outras três edições. A Setec negocia a ida de mais grupos à Finlândia (60 pessoas), Canadá (80 pessoas) e Alemanha (40 pessoas). Também está em estudo a oferta de cursos na Holanda, Reino Unido e Austrália.

A rede de instituições federais de educação profissional e tecnológica conta hoje com 30 institutos, dois centros de educação tecnológica e o Colégio Pedro II. De 140, em 2004, passou-se para 562 unidades, distribuídas por todo o país. Em dez anos, foram contratados mais de 20 mil profissionais.

Sobre a Setec

A função da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica veiculada ao MEC é planejar, orientar, coordenar e avaliar o processo de formulação e implementação da política no setor.

Também compete à Setex promover o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica em consonância com as políticas públicas e em articulação com os diversos agentes sociais envolvidos, bem como definir e implantar política de financiamento permanente na área.

Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério da Educação