Trabalhadores se manifestam contra a terceirização da mão de obra

As centrais sindicais promovem, nesta terça-feira (7), uma série de mobilizações no país inteiro contra a aprovação do Projeto de Lei que regulamenta a terceirização do trabalho. A CTB fará seu grande ato em Brasília, outras atividades serão realizadas em diversas regiões ao longo do dia. Já a CUT realiza a maior ação na capital paulista.

Ato da CTB em Porto Alegre contra a terceirização - CTB

O ato em Brasília tem por objetivo alertar os parlamentares, que devem votar o projeto nesta terça-feira (7), sobre os prejuízos que a aprovação traz à classe trabalhadora. Em outras capitais os sindicalistas buscam conscientizar a população sobre a gravidade da medida que atinge diretamente os trabalhadores.

Segundo o dirigente nacional da CTB, Adilson Araújo, o trabalhador terceirizado recebe de 30% a 50% menos que um formalizado, além disso, o índice de doenças ocupacionais é maior, isso torna o projeto de lei “uma violação aos direitos”, afirmou.

Em Porto Alegre os trabalhadores fizeram o ato no aeroporto, para entrar em contato com os parlamentares que estivessem viajando para Brasília para a votação. Já na Bahia a atividade aconteceu na região central de Salvador.


Ato da CTB em Salvador, na Bahia 

As mobilizações acontecem ao longo do dia também em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A votação do projeto de lei acontece durante a tarde no Congresso Nacional. 

Mariana Serafini, do Portal Vermelho