Carlos Felipe destaca realização de congresso sobre assistência social

O deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da última quarta-feira (29/04), a realização do XVII Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Cogemas), que acontece até esta quinta-feira (30), no Centro de Eventos do Ceará.

De acordo com o deputado, anualmente, o Congema aponta as 30 cidades que melhor desenvolveram programas sociais. Este ano, segundo ele, seis municípios cearenses estão entre os escolhidos: Acarape, Acaraú, Iguatu, Quixeramobim, Iguatu, Crateús e Maracanaú. Todos estão classificados para disputar a final, que acontecerá durante o encontro.

Carlos Felipe avaliou que o Brasil deu um salto de qualidade de vida desde a Constituição de 1988 e a normatização das políticas de assistência social, por meio da criação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), em 2005. “A partir do Suas, o Brasil conseguiu praticamente eliminar a extrema pobreza, dando condições dignas de vida a milhões de pessoas que viviam em condições miseráveis”, comentou o parlamentar.

O deputado lembrou que a política de assistência social vai além do Programa Bolsa Família. “Sem querer tirar a importância desse programa para a superação de miséria, o Suas envolve também uma série de atividades, como o cadastro de famílias em condições de pobreza, o treinamento para a capacitação – através do Pronatec – e atende também pessoas vulneráveis, como jovens ligados ao consumo de drogas”, ressaltou.

O comunista informou que, em todo o País, existem 10 mil estruturas integrantes do Suas, como os Centros de Assistência Social (CAS) e Centros de Referência de Assistência Social (Cras). “O Brasil é hoje um País que eliminou a extrema pobreza. Isso ocorreu em função do empenho e compromisso de milhares de técnicos que estão no Brasil, indo em busca ativa da solução dos problemas do País”, destacou.

Carlos Felipe avaliou que muitos miseráveis que existiam no País não teriam sobrevivido sem o Suas. “Foram tiradas as pessoas da escravidão. O Suas deu a liberdade para trabalhar por um salário justo”, citou.

Em aparte, o deputado Renato Roseno (Psol) destacou a luta dos assistentes sociais pelo piso salarial da categoria. Segundo ele, há 34 anos não é realizado concurso público para esses profissionais no Estado e, por isso, eles trabalham de maneira precária, por meio da terceirização da mão de obra.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa