Cidade chinesa relembra "tigres voadores" russos

A cidade de Nanquim, no leste da China, realizou nesta terça-feira um serviço memorial para o esquadrão aéreo soviético que voluntariou-se para ajudar a China a combater as tropas invasoras japonesas durante a Segunda Guerra Mundial.

Caça I-16 soviético que combateu na China

Mais de 200 pessoas participaram do ritual no Salão Memorial aos Mártires de Aviação contra Japão em Nanquim, onde se curvaram e depositaram flores em frente a uma grande placa gravada com os nomes dos 236 mártires soviéticos.

O dia 9 de maio marca o 70º aniversário da vitória na Guerra Antifascista Mundial.

Embora menos conhecido do que os "tigres voadores" norte-americanos na China, na mesma época, o esquadrão soviético foi a primeira força internacional a se juntar na Guerra Antifascista da China em 1937. Mais de 2 mil pilotos soviéticos e mil aeronaves participaram da força voluntária, dos quais mais de 200 sacrificaram suas vidas.

"Livros escolares russos relatam sobre a ajuda da União Soviética à China e o combate conjunto contra o Japão", disse Mikhail Grab, estudante russo na cerimônia. "Estou contente ao ver que os chineses ainda se lembram dessa história", acrescentou.

Fonte: Xinhua