Chine e UE realizam encontro para debater relações bilaterais

Foi realizada, nesta terça-feira (5), em Pequim, a 5ª rodada de diálogo estratégico de alto nível China-União Europeia. O conselheiro de Estado chinês, Yang Jiechi, presidiu a reunião, ao lado da Alta Representante da UE para Política Externa e Segurança e a vice-presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini.

China - Li Keqiang

Na ocasião, Yang Jiechi disse que nesses 40 anos, as relações bilaterais registraram um desenvolvimento abrangente. Para os laços sino-europeus, a prioridade atualmente é implementar o consenso entre o presidente chinês, Xi Jinping, com os líderes europeus em março, sobre a construção de uma parceria civilizada de paz, crescimento e reforma, disse Yang.

Ele disse ainda que a China e a UE concordaram em promover a compreensão e a confiança, estimular o comércio e acelerar as negociações sobre o tratado de investimento bilateral, indicando que entre outros temas figuram mudança climática, conectividade, questão nuclear iraniana e antiterrorismo. Por sua vez, Mogherini disse que a China e a UE possuem interesses comuns e os esforços conjuntos podem realmente fazer a diferença.

O premiê chinês, Li Keqiang, o presidente do Conselho Europeu, Donald Franciszek Tusk e o presidente da Comissão da UE, Jean-Claude Juncker trocaram mensagens de congratulação pelo 40º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas.

Li Keqiang disse na mensagem que nos últimos 40 anos desde o estabelecimento das relações diplomáticas, a China e UE sempre persistiram nos diálogos e cooperações, no enfrentamento conjunto dos desafios globais e na resolução de forma adequada das divergências, promovendo a paz, a estabilidade, o desenvolvimento e a prosperidade. “As relações sino-europeias abrem um caminho de desenvolvimento de benefícios recíprocos”.

Li Keqiang afirmou que a China apoia firmemente o procedimento da integração da Europa e está disposta a aproveitar, junto com a UE, a direção principal do desenvolvimento do relacionamento bilateral, para que a parceria estratégia total seja mais eficiente. Ele espera pelo 17º encontro dos líderes chineses e da UE marcado para este ano que dará um novo dinamismo às futuras cooperações.

Tusk e Juncker disseram que desde o estabelecimento das relações diplomáticas, a UE conseguiu progressos consecutivos com a China nos setores de comércio, investimento, diplomacia, proteção ambiental e intercâmbios, construindo uma base sólida para o futuro das relações bilaterais. Os dois líderes também esperam pelo 17º encontro dos líderes chineses e da UE e pela implantação do Planejamento Estratégico 2020 para Cooperações UE-China.

Do Portal Vermelho, com informações da Agência Xinhua e da Rádio China Internacional