Congresso é iluminado de amarelo pela segurança no trânsito 

Em comemoração ao quinto aniversário da Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, celebrado em maio, o Congresso Nacional está com iluminação amarela durante todo o mês. O "Maio Amarelo", como é conhecida a campanha, tem a adesão de diversos países e de várias entidades brasileiras. 

Congresso é iluminado de amarelo pela segurança no trânsito

A Década foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de reduzir em 50% o número de vítimas de acidentes de trânsito em todo o mundo. O amarelo é em alusão à sinalização de advertência, que também simboliza atenção.

A iniciativa faz parte de uma série de ações que buscam ampliar a participação e a conscientização da sociedade em relação ao tema. A campanha foi lançada mundialmente em maio de 2011, quando o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), foi iluminado de amarelo.

Segurança do pedestre

Também é realizada em maio, desde 2013, a Semana Mundial de Segurança do Pedestre. A Semana tem uma abrangência nacional e mostra a mudança de postura de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes.

O tema não tem abordagem simplista que fale da faixa de pedestres, semáforos etc. É algo bem mais audacioso e que pretende ampliar o conceito de segurança dos mais vulneráveis. Faz alusão à necessidade de um amplo debate sobre a legislação, que contemple questões essenciais para a mobilidade urbana sustentável, segura e acessível, priorizando a circulação dos pedestres em face da estrutura viária historicamente voltada à circulação de veículos automotores.

A escolha do tema faz alusão ao Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece que “os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres”.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com agências