Presidente cubano Raúl Castro visita a Rússia

O presidente cubano, Raúl Castro, começa, nesta quarta-feira (6), a jornada de visita à Rússia com um encontro com o primeiro-ministro Dmitri Medviédev para revisar o andamento dos acordos assinados e promover novos projetos de interesse bilateral.

Raúl Castro - Reprodução

Raúl Castro atende a um convite de seu colega russo, Vladimir Putin, de participar das comemorações oficiais do aniversário dos 70 anos da vitória sobre o nazifascismo, às quais assistirão vários chefes de Estado, dirigentes de organizações internacionais e convidados.

É a terceira visita do mandatário cubano desde a primeira, feita no começo de 2009, em condição de presidente, quando os dois dirigentes assinaram um memorando sobre os princípios da colaboração estratégica entre os governos da Rússia e de Cuba.

Antes disso, durante uma estadia de três dias em Moscou, em julho de 2012, como parte de um giro internacional, o líder caribenho se reuniu com os dirigentes russos e avaliou o andamento dos acordos que marcam o caráter estratégico nos vínculos russo-cubanos.

Esta visita acontece no contexto da sessão especial da Comissão Intergovernamental para a Colaboração Econômico-Comercial e Científico-Técnica, que foi realizada em 22 de abril deste ano e produziu uma dezena de documentos firmados em diversos ramos de cooperação.

Com essa profundidade, o premiê Medviédev destacou o caráter integral das relações com Cuba, país que qualificou como um dos principais sócios da Rússia na América Latina, depois de receber o vice-presidente do Conselho de Ministros Ricardo Cabrisas, em Moscou.

De acordo com uma nota do Governo, o chefe do executivo e o mandatário cubano avaliarão nesta quarta-feira as perspectivas de projetos conjuntos em energia, transporte, saúde e área farmacêutica, identificados pelas partes como as esferas mais promissoras.

Medviédev e Raúl Castro conversaram em fevereiro de 2013 durante a visita do russo a Havana, enquanto no verão passado Cuba foi a primeira escala do giro latino-americano de Putin, antes de participar da cúpula do Brics, no Brasil.

Dentro da programação oficial pelo aniversário 70 da vitória, em 9 de maio, o presidente cubano depositará uma coroa de flores junto à sepultura do Soldado Desconhecido e estará presente na parada militar na praça Vermelha, na tribuna de convidados estrangeiros de alto nível.

Integram a delegação oficial da ilha o vice-presidente do Conselho de Ministros, Ricardo Cabrisas; o chanceler Bruno Rodríguez; o general de corpo de exército Leopoldo Cintra Frias, ministro das Forças Armadas Revolucionárias; e o embaixador na Rússia, Emilio Lozada.

Fonte: Prensa Latina