Angola recebe foro de chanceleres de países dos Grandes Lagos

Os ministros de Relações Exteriores de países da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) se reunirão na próxima sexta-feira (15) para analisar a segurança na região, informou a chancelaria angolana.

Angola

Uma nota de imprensa indica que esse foro, a ser realizado em Luanda, será precedido por um encontro extraordinário do comitê de ministros de Defesa da CIRGL, previsto para se realizar nesta terça-feira.

O comunicado acrescenta que ambas reuniões têm como principal objetivo examinar a paz, estabilidade e segurança regional, e preparar a cúpula extraordinária dos chefes de Estado e de Governo da Conferência.

Angola assumiu em 14 de janeiro de 2014 a presidência rotativa da CIRGL com a declarada vontade de alcançar a harmonia como primeira condição.

O presidente José Eduardo dos Santos, com a direção da CIRGL em sua responsabilidade, qualificou de longo e ainda instável o processo de pacificação e estabilização na parte oriental da RDC.

Alertou sobre os incidentes no Sudão do Sul e na República Centro-Africana (RCA) e reconheceu que esse panorama não só preocupa à região, mas também constitui um fator que altera e atrasa em seu conjunto o processo de integração e desenvolvimento do continente.

De fato, afirmou Santos, devem ser ouvidos e analisados os diversos informes sobre a situação geral e em particular dos países onde imperam as crises, para encontrar soluções realistas e duradouras que possam ser implementadas de maneira efetiva.

A conciliação e estabilidade em cada um dos países dos Grandes Lagos, bem como a boa vizinhança, são a garantia da paz regional, insistiu o presidente angolano.

Integram a Conferência, criada em 1994, Angola, Burundi, RCA, República do Congo, República Democrática do Congo, Quênia, Uganda, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.

Fonte: Prensa Latina