ONU examina situação dos direitos humanos nos EUA

O grupo de trabalho da Avaliação Periódica Universal do Conselho de Direitos Humanos da ONU realizou, nesta segunda-feira (11), uma reunião para examinar a situação dos direitos humanos nos EUA. Representantes de 122 países proferiram discursos na reunião e apresentaram críticas e sugestões aos EUA em relação aos direitos humanos.

Os problemas referentes aos direitos humanos nos EUA residem, principalmente, em aspectos relacionados com o uso excessivo de força, discriminação de raça, religião e sexo, tortura, e a prisão de Guantânamo, segundo os representantes.

O governo norte-americano reconheceu no seu relatório que nos últimos anos foram detectadas ações inapropriadas de alguns policiais de "forma individual ou sistemática". Nos últimos cinco anos, o Departamento de Justiça dos EUA apresentou acusações criminais contra 335 policiais por ações inapropriadas e até o dia primeiro de janeiro de 2015, 254 deles foram condenados.

O representante chinês também fez um discursou na reunião, no qual expressou atenção às questões de direitos humanos dos EUA e levantou sugestões ao país em aspectos de eliminação de discriminação racial no uso da força, o abuso de tortura pela agência de inteligência, respeito à privacidade dos cidadãos e aos direitos dos povos indígenas e minorias étnicas, e a urgente aprovação da Convenção sobre os Direitos das Crianças.

Fonte: Rádio China Internacional