Conferência debate desafios na relação entre China e América Latina

No dia 15 de maio de 2015 aconteceu em Pequim, na China, a 5ª Conferência anual entre o Instituto de América Latina (ILAS) da Academia de Ciências Sociais da China (CASS) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Por Gaio Doria*

China

A CASS foi estabelecida em 1977 e é uma instituição de pesquisa ligada ao governo central da China, cujo objetivo é produzir conhecimento no campo das ciências humanas e ciências sociais aplicadas. É o think tank mais influente da China e considerado um dos melhores da Ásia.

O CAF foi fundado em 1970 como um banco de desenvolvimento englobando 19 países, 17 da América Latina e Caribe, somados a Espanha e Portugal. Atualmente promove o desenvolvimento sustentável através de empréstimos e apoio técnico a projetos públicos e privados na América Latina.

O tema debatido foi “Segurança, Cidadania e Governança: desafios para China e América Latina”. Diversos acadêmicos de reconhecida importância apresentaram suas análises relacionadas aos temas propostos, mas o grande acontecimento foi o lançamento do Relatório Anual sobre América Latina e Caribe (2014-2015) do Instituto de América Latina da CASS. O famoso “Yellow Book”.

O livro amarelo como é comumente conhecido é uma publicação de extrema relevância por expressar as visões da Academia Chinesa sobre a América Latina e por propor novos enfoques de aproximação para o governo chinês na região. Infelizmente o texto é disponível apenas em mandarim, contudo é leitura obrigatória para quem almeja entender o que a China pensa sobre o assunto.

Esta conferência é mais uma iniciativa nos recentes esforços do governo chinês para construir uma estratégia de aproximação com a América Latina.

* Gaio Doria é historiador pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Economia Chinesa pela Universidade do Povo da China (Renmin University of China) e doutorando no Departamento de Marxismo na mesma universidade.