Grito da Terra Bahia acontece nesta quinta-feira (21)

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (FETAG-BA) realiza, nesta quinta-feira (21/5), em Salvador, a edição de 2015 do Grito da Terra Bahia. Estão previstas atividades durante todo o dia, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), relacionadas às demandas dos trabalhadores rurais no estado.

A abertura oficial está prevista para acontecer às 9h, em frente à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com a participação das delegações e caravanas de agricultores de diversos municípios. Às 14h, os participantes farão uma passeata pelo CAB, em protesto contra ‘a burocracia na estrutura do Estado’.

Na pauta desse ano, que será entregue ao governador Rui Costa, estão reivindicações que “permitem construir uma agenda positiva para o crescimento da economia com distribuição de renda, que passa pela ampliação do orçamento público para o investimento em políticas estruturantes para superar pobreza e ampliar e universalizar os direitos de oportunidades e igualdade para os sujeitos construírem cidadania, viverem e trabalharem com dignidade e qualidade de vida no meio rural”.

Entre os pedidos, estão a criação de uma Política Estadual para os Trabalhadores (as) Assalariados Rurais; ampliação do número de municípios atendidos pelo comitê gestor do pacto para o semiárido e d a assistência técnica gratuita para a agricultura família; e celeridade nos processos de Regularização Fundiária.

O Grito da Terra Bahia será encerrado com um ato político, marcado para acontecer às 16h, na Governadoria.

Da Redação.