Comunistas cearenses lamentam morte do deputado Welington Landim

Faleceu na manhã desta terça-feira (09/06), aos 59 anos, o deputado estadual Welington Landim. Vítima de meningite bacteriana, o parlamentar estava internado desde o dia 31 de maio e exercia seu 5º mandato.

Os comunistas cearenses lamentaram a morte do político que, atualmente, fazia parte dos quadros do Pros. Colega de parlamento, a deputada estadual Augusta Brito, em seu primeiro mandato, considera Landim um “professor”. “Ele tinha grande capacidade de agregar e não perder o foco daquilo que defendia e acreditava. Terei sempre como exemplo de um ótimo parlamentar que me ajudou muito nesses primeiros meses de Assembleia”, ratifica.

O deputado estadual Carlos Felipe comentou a perda prematura do companheiro de Assembleia. "Os nossos sentimentos à família e parentes. O Ceará perde um ilustre nome, cidadão de bem, profissional médico e político respeitado, com grande trajetória na história política do Estado", lamenta. 

Luis Carlos Paes, presidente estadual do PCdoB-CE, também lamentou a morte do político cearense. “Em nome do PCdoB, de seus quadros e militantes, externamos nossas mais sinceras condolências a sua família e toda a legião de amigos do saudoso companheiro Welington Landim. Brejo Santo e o Ceará perdem uma importante liderança que soube cultivar, ao longo dos anos, uma convivência fraterna e respeitosa com as mais diversas frentes políticas, contribuindo para um Ceará e um Brasil mais desenvolvido e justo”.

O deputado federal Chico Lopes também manifestou profundo pesar pelo falecimento do deputado Welington Landim. Lopes, que foi colega de parlamento de Landim na Assembleia Legislativa do Ceará, destacou a grande perda para o povo cearense, com a despedida do deputado estadual, liderança da região do Cariri, ex-prefeito do município de Brejo Santo, ex-presidente da Assembleia Legislativa, que foi também candidato ao Governo do Estado do Ceará.

“Welington Landim foi uma das grandes lideranças políticas do Ceará nos últimos 20 anos. Tive o privilégio de ser seu colega de Assembleia Legislativa e posso testemunhar a forma democrática, elegante, gentil e participativa com que ele conduziu os trabalhos e a convivência entre os parlamentares, quando exerceu a presidência do Legislativo cearense, em um momento em que vínhamos de um governo acostumado a impor decisões de forma autoritária. Wellington Landim ajudou a mudar essa realidade, de um modo firme, mas sempre humanista e democrático”, ressalta Chico Lopes, enfatizando o papel de Landim na construção de um contraponto à “era Tasso”, de supremacia do PSDB no Ceará.

“Foi também na gestão de Welington Landim que a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará conquistou um grande avanço na defesa do consumidor cearense e na promoção da educação para o consumo consciente, com a instalação do Procon Assembleia”, acrescenta Lopes, citando que o Procon segue beneficiando os cearenses com um instrumento eficaz e acessível, na defesa dos direitos da população.

“Além das importantes conquistas sociais, na defesa do povo do Cariri e do Ceará como um todo, Welington era acima de tudo uma pessoa de bom trato e educação. Chamava atenção pelos hábitos simples, sempre tratando a todos com a mesma atenção, o mesmo respeito. Para nós, essa é uma grande atitude, humana e política”, complementa Chico Lopes, prestando homenagem ao ex-colega de parlamento e se solidarizando com familiares, amigos, conterrâneos e admiradores do trabalho de Welington Landim.

Saiba mais

José Welington Landim era médico especializado em ultrassonografia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Desde o início da carreira política, Landim foi filiado aos partidos PTR, PSDB, PSB e ao Pros.

Nesta legislatura ele era o relator da Comissão Especial da Seca e presidia a CPI da Telefonia Móvel no Ceará.

O velório do corpo do deputado acontece na Assembleia nesta terça. Na quarta, ele segue para Brejo Santo, onde será sepultado.

De Fortaleza,
Carolina Campos