Parlatino acolhe especialistas da Organização Mundial do Comércio

Especialistas da Organização Mundial do Comércio (OMC) reúnem-se a partir desta quarta-feira (10) no Parlamento Latino-Americano (Parlatino), com sede permanente no Panamá, como parte de uma conferência regional.

Parlatino - Telesur

Em um comunicado de imprensa, o Parlatino informa que o evento está dirigido aos legisladores da região e abordará temas associados ao Acordo para a Facilitação do Comércio.

A agenda inclui uma mesa redonda com a participação de representantes da Câmera Internacional de Comércio e de Indústria do Brasil e do Conselho de Usuários do Transporte Internacional da Guatemala.

As conferências estarão a cargo de Josep Bosch e Roy Santana da secretaria da OMC, e paralelamente se fará uma análise da situação atual das negociações e os resultados dos Acordos de Bali, entre outros temas de interesse associados ao Acordo de Facilitação do Comércio.

Os parlamentares poderão tirar dúvidas sobre este convênio internacional em torno dos tratos especial e diferenciado, entrada em vigor e aspectos institucionais. Para isso se prevê a participação de representantes do Banco Mundial e Interamericano de Desenvolvimento, a Comissão Econômica para América Latina e Caribe, e a União Europeia.

O programa do encontro também contempla a visita dos delegados da OMC e parlamentares às obras de ampliação do Canal do Panamá para conhecer sobre o impacto do megaprojeto no comércio internacional.