Cuba faz tributo através da arte a Antonio Maceo e Che Guevara

O lutador independentista Antonio Maceo e o guerrilheiro Ernesto Che Guevara foram homenageados, na sexta-feira (12), com uma apresentação artística na cidade de Camagüey, em Cuba,, em razão do aniversário de nascimento de ambos no dia 14 de junho. 

Cuba faz tributo através da arte a Antonio Maceo e Che Guevara

Maceo, cubano, nasceu em 1845 e Che, argentino, em 1928. O primeiro, Major General do Exército Libertador, e o segundo, Comandante da luta insurrecional que reusltou no triunfo da Revolução Cubana no dia 1o de janeiro de 1959.

Os dois abraçaram em diferentes épocas uma mesma causa, afirmaram oradores diante de centenas de crianças, adolescentes, jovens e adultos que lotaram a praça Maceo, na cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, a cerca de 570 quilômetros de Havana.

O Balé Folclórico de Camagüey, com mais de 60 dançarinos, estreou a coreografia "Como Maceo", para lhe render homenagem póstuma no aniversário de 170 anos de seu nascimento.

A nova proposta da companhia, uma das mais importantes de Cuba, sob a direção do Maestro Reinaldo Echemendía, apoiou-se na música de Francis del Río, para destacar a vida e o pensamento de Antonio Maceo, conhecido como o Titã de Bronze.

Echemendía disse que a obra projeta força, energia, patriotismo e a decisão de vencer dificuldades no caminho de luta pela qual transitou a nação cubana.

Também houve apresnetação do trovador Antonio Batista e do grupo Ponto de Giro que renderam homenagem a Maceo e Che pçor meio de sua arte.

O jovem oficial Pedro Nodal disse que poucos generais da América podem ser comparados em grandeza a Maceo, um homem de pensamento e ação, que lutou em defesa dos interesses do povo.

E considera que Che se inspirou em Maceo e replicou a  estratégia militar dele, que acelerou a derrota do exército batistiano e terminou com a vitória revolucionária de janeiro de 1959.