Parlamentares querem presidente do IFHC na CPI da Petrobras

A bancada do PT na CPI da Petrobras apresentou nesta quarta-feira (17) apresentou requerimentos para convocar e quebrar os sigilos de Sérgio Fausto, superintendente do Instituto Fernando Henrique Cardoso (IFHC).

Deputado federal Jorge Solla PT-BA - Agência Câmara

Os requerimentos foram apresentados pelo deputado Jorge Solla (PT-BA) à CPI e aguarda votação dos membros.

A oposição, pautada pela mídia golpista, convocou Paulo Okamotto para explicar doações de R$ 3 milhões da empreiteira Camargo Corrêa, investigada na Operação Lava Jato, ao Instituto Lula. A convocação foi feita a partir de matérias de jornais feitas com base num relatório da Polícia Federal sobre pagamentos registrados pela Camargo Corrêa. Apesar de não existirem irregularidades nas informações já que se tratravam de pagamentos devidamente registrados, a mídia lançou suspeitas contra o Instituto Lula, que rebateu as ilações. Mas, o mais grave, é que a construtora também fez doações ao Instituto do tucano, fato que tentaram camuflar.

"O presidente do Instituto Lula (Paulo Okamotto) foi convocado porque a entidade recebeu doação da Camargo Corrêa. Se isso é critério para ser investigado na CPI, então que venha o Fausto: o IFHC recebeu da Camargo Correia em 2011, recebeu em 2002, recebeu até da Sabesp, uma empresa pública controlada pelo governo do PSDB de São Paulo", diz Solla.

A bancada petista vai recorrer ao plenário da Câmara para tentar derrubar a aprovação da convocação de Okamotto, sob o argumento de que o requerimento não poderia ter sido aprovado em bloco com outros 139, mas teria que ser votado individualmente.

Os requerimentos, disse Solla, foram "uma forma de denunciar a postura parcial do presidente da CPI".

"Agora ele tem uma situação igual, idêntica, nas mãos. Se ele prejudicar e não colocar para votar esses requerimentos, prova mais uma vez que usa de dois pesos e duas medidas, comprometendo toda a investigação com a mácula da perseguição política", afirma Jorge Solla.