Papa envia mensagens aos presidentes do Paraguai e da Bolívia 

Depois de sua estada de oito dias na América do Sul, onde esteve no Equador, na Bolívia e no Paraguai, o Papa Francisco deixou Assunção no final do domingo (12) e durante o voo enviou mensagens aos líderes paraguaio e boliviano, segundo informou a Rádio Vaticano.

Papa Francisco e Evo Morales

Logo após a decolagem o líder da Igreja Católica escreveu ao presidente do Paraguai, Horacio Manuel Cartes. “Ao deixar o Paraguai, em minha viagem de regresso a Roma, envio uma cordial saudação a Vossa Excelência, renovando meu agradecimento e afeto a esta querido povo. Levo em meu coração e peço ao senhor copiosas graças para todos, que lhes ajudem a progredir na fraternidade e harmonia.”

Já ao passar sobre a Bolívia, Papa Francisco se dirigiu ao Presidente Evo Morales. “Ao sobrevoar o território boliviano de regresso a Roma, envio uma cordial saudação a Vossa Excelência, reiterando de novo meu afeto e gratidão a este querido povo. Os levo em meu coração e rogo ao Senhor abundantes graças para todos, que lhes permitam progredir cada dia mais em uma harmoniosa convivência e uma paz estável.”

Brasil

A Presidente Dilma Rousseff usou o Twitter para agradecer o Pontífice pela saudação a ela, aos brasileiros e ao Brasil, quando o líder da Igreja Católica sobrevoava o país na viagem entre o Equador e a Bolívia.

“Grata por sua mensagem de carinho. Espero que sua missão pastoral no Equador, Paraguai e Bolívia seja tão profícua quanto foi sua passagem pelo Brasil”, escreveu Dilma Rousseff.

Na quarta-feira (8), durante a viagem, quando a aeronave sobrevoava o Amazonas, o piloto do Vaticano leu no rádio de bordo uma mensagem do líder da Igreja Católica pedindo abundantes graças para o país em que esteve há dois anos e se encantou. Em julho de 2013, o Papa Francisco participou no Rio de Janeiro da Jornada Mundial da Juventude, que reuniu mais de três milhões de pessoas na Praia de Copacabana.

“Excelentíssima senhora Dilma Rousseff, presidente da República Federativa do Brasil. Ao sobrevoar o território brasileiro, para dar início a minha visita pastoral à Bolívia e Paraguai, é muito grato desejar um cordial ‘saludo’ a V. Exa. e renovar a aproximação e afeto pelo povo brasileiro, para quem eu peço ao Senhor abundantes graças. E que vocês possam progressar os valores sociais e espirituais aumentando o compromisso pela justiça, solidariedade e paz, atentamente”, disse a mensagem do Papa durante a viagem.