Alice é contemplada com grande honraria: a medalha Maria Quitéria

Exemplo tão semelhante, de história de luta em defesa do povo brasileiro, de coragem e entrega política, sede de mudança, liberdade e justiça, a deputada Alice Portugal não poderia receber homenagem mais apropriada, se não a Comenda Maria Quitéria. A entrega da medalha ocorreu na noite desta quinta-feira (23/07), no plenário lotado da Câmara Municipal de Salvador.

De acordo com os proponentes, os vereadores Aladilce Souza e Everaldo Augusto, a indicação da honraria foi acolhida e aprovada por unanimidade pelos edis, por reconhecimento da importância da parlamentar na história política da cidade, da Bahia e do Brasil. "É preciso destacar os exemplos positivos, para que estes nos ajudem a seguir a adiante", justificou Aladilce.

A vereadora, colega de partido e amiga da homenageada, destacou pontos fortes da trajetória de Alice, desde a época em que se engajou no movimento estudantil e lutou contra a ditadura até os dias atuais, quando se destacou seguidas vezes como um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. "A luta de Alice é um estímulo e inspiração. E é disso que Salvador precisa, para reagir, lutar e mudar a situação que vive hoje. Por isso, a cidade lhe dá essa justa e merecida homenagem", conclui Aladilce.

Everaldo Augusto classificou a deputada como uma das mais importantes do país e a julgou preparada para enfrentar os desafios que estão por vir, de colocar a capital baiana, pela porta da frente, no caminho para o desenvolvimento. "Esta medalha é, portanto, o reconhecimento a uma liderança, que tem a base nos movimentos social e sindical e se tornou referência na sociedade.

Além disso, ela lidera o projeto de resgate de Salvador, deste modelo que governa para poucos".
O Reitor da UFBA, onde Alice Portugal tem larga história de militância e carreira profissional, João Carlos Sales, se disse orgulhoso de contar com ela no quadro da universidade, que sonha em ver sua defensora encontrando novos lugares. "Quem sabe não tenho a alegria de ver a minha contemporânea prefeita dessa cidade?"

Renato Jorge, coordenador da Assufba Sindicato, do qual ela foi dirigente, destacou a importância da parlamentar para a categoria. "Alice não só fez uma luta gigante na UFBA, como deu vez aos técnicos e ajudou na construção da CTB, a maior Central da Bahia. Ela não é uma liderança nossa, é do Brasil. E eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa trajetória".

Após a entrega da medalha e do certificado da Comenda Maria Quitéria pelas mãos dos vereadores Aladilce e Everaldo e de seus familiares: sua filha, o irmão mais velho, irmã e sobrinhos, Alice agradeceu emocionadamente a todos os presentes, de forma singular. Falou sobre a formação familiar que recebeu, a partir do espírito de liberdade do seu pai e do carinho de sua mãe.

Por fim, relembrou a marcada história de Maria Quitéria, a baiana de Feira de Santana, que entrou para o Exército Brasileiro disfarçada de soldado Medeiros, e participou de batalhas reais nas ruas de Salvador. Tornou-se, assim, grande personagem na independência da Bahia, o celebrado 2 de Julho, data que Alice conseguiu colocar no calendário das efemérides nacionais.

"Neste momento em que a política é sinônimo de coisa suja, uma mulher receber essa honraria, que leva o nome de outra grande mulher, é motivo de muito orgulho. É um elemento fundamental no resgate da política na arte de transformar a vida das pessoas. Elevar símbolos como Maria Quitéria é fundamental", apontou a deputada.

Após falar sobre as mudanças que Salvador precisa e da necessidade do reconhecimento das vitórias conquistadas nacionalmente, apesar do discurso oposicionista orquestrado para combater a democracia, Alice agradeceu a homenagem. "É uma empolgação. A maior energia que eu poderia receber. Essa comenda tem o nome da mulher que mais expressa essa cidade. Levarei no peito para onde for, lembrando de quem ela foi e refletindo para quem estou servindo a cada passo, como meu pai me ensinou".