Estudantes apoiam paralisação dos petroleiros

Estudantes de todo o país se uniram na última sexta-feira (24) à greve nacional dos petroleiros, contra o novo Plano de Negócios e Gestão (PNG) da companhia aprovado pelo Conselho de Administração da Petrobras.

Estudantes apoiam a greve dos petroleiros - UNE

Os funcionários da estatal fizeram 24 horas de paralisação. A mobilização começou a meia noite da quinta-feira (23) e só terminou no dia seguinte. Participaram da grave diversos setores de refinarias e plataformas de petróleo.

A principal reivindicação do movimento é contra o PL do senador José Serra (PSDB-SP), que propõe tirar da estatal o papel de operadora única do pré-sal, assim como os 30% dos blocos já previstos no atual Regime de Partilha, o que atingiria a conquista dos royalties do petróleo para a educação, conquista dos estudantes brasileiros.

Em apoio à justa luta dos petroleiros, estudantes secundaristas e universitários de todo o país se mobilizaram contra a retirada do regime de partilha.

Em Manaus, a UEE Amazonas, juntamente com a Umes fortaleceu a luta dos petroleiros no ato na Sede da Petrobras do Estado na Refinaria de Manaus (Reman).

“A UNE e a Ubes, no campo nacional, historicamente sempre estiveram à frente da luta em defesa da Petrobras. Acreditamos que esse patrimônio é do povo brasileiro e estaremos atentos a qualquer tipo de intervenção ou intenção de privatização”, destacou a presidenta da UEE-AM, Bruna Brelaz.
Em Paulínia, em São Paulo, o presidente do DCE da Unicamp, Cris Grazina, esteve no ato de paralisação da Replan. “Hoje defender a Petrobras é também defender a educação pública brasileira”, afirmou.

No Rio de Janeiro, na Refinaria Duque de Caxias, responsável por 80% de lubrificantes e pelo maior processamento de gás natural do Brasil, a UEE- RJ e a União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (Uees-RJ) mobilizaram diversos estudantes que prestaram solidariedade aos trabalhadores em greve.

Já no Espírito Santo a União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Espírito Santo (Ueses), Umes-Vitória e a União Municipal de Apoio aos Estudantes Secundaristas (Umaes), somaram à paralisação da FUP com o sindicato dos rodoviários e dos metalúrgicos que aconteceu na sede estadual da Petrobras , na Reta da Penha, em Vitória.