Haiti afina preparativos para realizar eleições parlamentares
O Conselho Eleitoral Provisório (CEP) do Haiti entrou na fase final dos preparativos para as eleições parlamentares de 9 de agosto, quando serão escolhidos 20 senadores e 118 deputados.
Publicado 27/07/2015 17:12

Essa entidade já distribuiu todos os materiais que serão utilizados nesse dia e esta semana entregará as cédulas aos 1.600 centros de votação instalados no país francófono.
Segundo Marie Carmel Paul Austin, funcionária do CEP, ao todo, enviaram 15.727 kits e cada um inclui selos, cabines de votação, tinta indelével, urnas transparentes e outros artigos necessários para garantir o bom desenvolvimento da votação.
Esses materiais foram adquiridos pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas como parte de seu apoio ao Haiti.
Membros do Conselho também dão cursos de capacitação às pessoas que trabalharão na votação e as prepararão para solucionar qualquer inconveniente durante a jornada eleitoral.
Mais de cinco milhões de haitianos estão convocados a participar das eleições parlamentares deste ano. No dia 9 de agosto acontecerá a primeira rodada das legislativas e o segundo turno dessa votação será 25 de outubro, quando também se elegerá o novo governante do país caribenho e 1.140 congressistas e representantes locais.
Além disso, o CEP fixou para 27 de dezembro a votação em caso de nenhum dos aspirantes à Presidência obter nas urnas o apoio necessário.
Nas eleições se enfrentarão 55 candidatos a chefe de Estado, 341 às cadeiras legislativas e 24.729 aos cargos locais.