Bolívia destinará US$ 27 bilhões para gerar eletricidade
A Bolívia investirá US$ 27 bilhões nos próximos 10 anos para gerar energia elétrica, assegurou o presidente da Empresa Nacional de Eletricidade (ENDE), Eduardo Paz.
Publicado 28/07/2015 17:16

Segundo o servidor público, o objetivo de tais investimentos é produzir eletricidade suficiente para abastecer a demanda interna e garantir os compromissos de exportação, como parte de uma proposta do presidente Evo Morales de converter a Bolívia no centro energético da região.
O empresário recordou também que a cobertura de energia elétrica atinge 97% nas zonas urbanas e 67 nas rurais e assinalou que o objetivo é manter o apoio dos Estados para estender as redes.
Também enfatizou a intenção de aumentar o número de clientes conectados ao sistema elétrico nacional ou instalar plantas solares com o objetivo de diminuir o consumo de diesel.
Paz informou, ademais, que a produção de eletricidade no país subirá neste ano a 1.900 megawatts, depois do início do funcionamento da termoelétrica de Warnes, no departamento de Santa Cruz, o que permitirá contar com ao menos 500 megawatts de reserva, porque a demanda atual do país não ultrapassa os 1.300.