Hugo Chávez é homenageado em várias partes do mundo

Em várias regiões do mundo foi lembrado, nesta terça-feira (28), o 61º aniversário do nascimento do presidente venezuelano, Hugo Chávez, que continua a ser um paradigma para muitas pessoas na Terra.

Hugo Chávez

Na sede da Montanha, onde estão os restos mortais do líder da Revolução Bolivariana, muitos venezuelanos prestaram homenagem ao seu líder eterno, segundo a Prensa Latina.

A homenagem foi liderada pelo presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, que exaltou a figura e o legado de Chávez. Cabello confirmou que os revolucionários da Venezuela continuarão o caminho designado pelo presidente para a independência e soberania plena.

Também na cerimônia, o analista político e Prêmio Nacional de Jornalismo, José Vicente Rangel, elogiou a condição de líder natural de Chávez e seu senso de dever e responsabilidade.

Ele também pediu a todos para resgatarem os episódios que o definiram como revolucionário, incluindo a revolta de 4 de fevereiro de 1992, e sua coragem durante o golpe de Estado contra seu governo em 11 de abril de 2002.

O presidente do Equador, Rafael Correa, lembrou o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e através de sua conta na rede social Twitter expressou seu afeto pelo povo da Venezuela e recordou a luta pelo desenvolvimento da nação sul-americana.

Além disso, a mídia sandinista disse que os membros de movimentos juvenis da Nicarágua comemoraram o 61º aniversário do nascimento de Chávez.

"Estamos comemorando o 61º aniversário do nascimento de nosso comandante eterno amado, o gigante das americanas", disse o coordenador da Juventude Sandinista, Erick Rios.

Como parte das comemorações pelo aniversário de Chávez, atividades esportivas e culturais também foram realizadas em coordenação com a Embaixada da Venezuela no país centro-americano.

Em outro tributo, a Embaixada da Venezuela na Polônia comemorou o nascimento do Libertador Simón Bolívar e do Comandante Hugo Chávez com um dia de atividades que começou no último 25 de julho.

Além disso, a missão diplomática venezuelana na China lembrou o nascimento do eterno Comandante. Da mesma forma, no Uruguai, foi realizado um seminário intitulado Thinking of Hugo Chávez, em que ele mergulhou na ideologia política do comandante venezuelano.

Enquanto isso, com um ritual indígena realizada por Aymaras, a embaixada da Venezuela na Bolívia juntou-se aos tributos a Chávez, que incluiu a abertura de uma exposição fotográfica sobre suas visitas ao chefe de Estado, Evo Morales, e a várias partes da Bolívia.

O comandante, segundo dos sete filhos de uma união de professores rurais, nasceu em 28 de julho de 1954 em Sabaneta, uma cidade de Barinas (oeste), nas planícies ocidentais venezuelanas.