Sejus promove aula de campo com internos no Instituto do Ceará

Trinta alunos que estão concluindo o Ensino Fundamental e Médio em duas unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza terão a oportunidade de assistir a uma aula de campo no Instituto Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), nesta quinta-feira (13/08), às 14h. A aula de campo é uma iniciativa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) em parceria com o Instituto do Ceará.

A ação vai beneficiar os internos-alunos do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa e da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II). O objetivo da atividade é estimular o aprendizado de forma interativa, incentivando os internos a conhecerem melhor a história do Ceará, além de fortalecer a política de humanização do sistema penitenciário.

“A atividade é importante porque tem o foco de humanizar o tratamento penal garantindo à pessoa privada de liberdade o direito de estudar, participar de atividades culturais, esportivas etc. Além disso, essa aula de campo é inovadora, pois estende a ação de dentro do presídio para uma prática no Instituto histórico”, afirma o assessor educacional da Sejus, Rodrigo Moraes.

A Sejus e a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), por meio da Escola de Ensino Fundamental e Médio Aloísio Leo Lorscheider, garantem o acesso à educação de 2.200 internos no sistema penitenciário cearense. As salas de aula funcionam dentro das unidades prisionais e utilizam a metodologia da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Fonte: Assessoria da Sejus