Bolívia sediará reunião de Organização Latino-Americana de Energia

O presidente da Bolívia, Evo Morales, apresentará, nesta segunda-feira (31), a proposta de Reunião de Ministros da Organização Latino-Americana de Energia (Olade), a desenvolver-se de 26 a 30 de outubro no departamento de Tarija.

Evo Morales - AFP

Na apresentação do evento que a Bolívia sediará pela primeira vez, participarão também o ministro de Hidrocarbonetos e Energia, Luis Alberto Sánchez, e o secretário-geral da Olade, César Fernando Ferreira.

A Bolívia, através do Ministério de Hidrocarbonetos e Energia, decidiu realizar este importante evento na cidade de Tarija, ao sul, por ser o departamento com maior produção de hidrocarbonetos e ter um papel importante no setor energético.

A organização do encontro estará a cargo do Ministério de Hidrocarbonetos e Energia, e a Olade, com o patrocínio da empresa estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) e a Empresa Nacional de Eletricidade (ENDE).

Na reunião participarão ministros e autoridades de 27 países da América Latina e Caribe, que debaterão sobre "O Financiamento para o Desenvolvimento Energético Sustentável e Integração Regional".

As nações que integram a Olade são: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Barbados, Cuba, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Trinidad e Tobago, República Dominicana, Suriname, Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá e México.

A Bolívia foi eleita sede da 45ª Reunião de Ministros da Olade durante a sessão desenvolvida em San Salvador em 2014