Evaldo Lima: "Pedalar é um ato de resistência"

Os cidadãos de Fortaleza abraçam cada vez mais firme a ideia de uma cidade sustentável, ambientalmente correta e amiga do ciclista. Mas nessa luta diária pela cidade redesenhada para as bicicletas, o convite nunca é demais: vamos pedalar. Em sessão da Câmara Municipal de Fortaleza, na última terça-feira (08/09), o vereador Evaldo Lima (PCdoB) ressaltou a importância de eventos que convidam a população ao hábito de percorrer os caminhos da capital usando a bicicleta como modal de transporte.

"Acreditamos que pedalar é uma forma inteligente de respeito e de generosidade para com a cidade de Fortaleza. Pedalar é um ato de resistência. Resistência física, pois diz respeito à própria qualidade de vida, e também resistência na ideia, por entendermos que pedalar nos traz melhor compreensão da cidade, do direito à cidade", afirmou o líder do governo na Casa Legislativa.

Evaldo citou a adesão do fortalezense, aos domingos, da Ciclofaixa de Lazer, além da atual mudança na cultura do trânsito de Fortaleza, que tem aprendido a receber o ciclista como parte integrante da mobilidade urbana da cidade. "Muitos ainda guardam a impressão de que só quem usa a bicicleta são os esportistas. Em Fortaleza, 70% dos ciclistas utilizam o meio de transporte para se deslocar de casa até o trabalho", complementou.

O mandato de Evaldo Lima tem sido atuante neste processo que possibilita pensar o cotidiano do trânsito para além dos motores. O vereador comunista é relator do Plano Diretor Cicloviário Integrado – que estipula o prazo de 15 anos para a capital ser contemplada com 523 km de ciclofaixas, ciclorrotas e ciclovias – e também é autor de diversos projetos que buscam melhor qualidade de vida para os ciclistas, tais como o Projeto de Indicação que dispõe sobre a instalação de ciclofaixa para interligar todas as unidades do Cuca pela Avenida Perimetral, a "Ciclofaixa da Juventude", e o Projeto de Lei Ordinária que propõe criação do selo "Empresa Amiga do Ciclista".

"A perspectiva é que Fortaleza se torne a cidade mais ciclável do Brasil. E o que foi feito pela atual gestão da Prefeitura neste sentido foi mais significativo do que tudo feito antes na história da cidade", finalizou.

Passeio Ciclístico "Paz no Trânsito"

Evaldo Lima aproveitou o momento de fala no Plenário da Câmara para fazer um convite ao cidadão de Fortaleza. No dia 20 de setembro, a Gerência de Educação para o Trânsito da AMC realizará a segunda edição do Passeio Ciclístico Paz no Trânsito. A atividade propõe o debate sobre mobilidade urbana, o uso seguro da bicicleta e a partilha cidadã dos espaços coletivos pelos diferentes modais de transporte.

"Serão 15 km de percurso, partindo da Escola de Mobilidade Urbana, localizada na entrada do Parque Adahil Barreto (Rua Major Virgílio Borba, bairro Dionísio Torres), seguindo em direção ao Shopping Benfica com retorno para a Escola. A largada está prevista para 7h30 da manhã", detalhou o vereador. As inscrições para o passeio podem ser feitas no site da Prefeitura de Fortaleza. A entrega dos kits ocorrerá mediante apresentação do RG e doação de 1kg de alimento não perecível.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)