Frente Democrática em Defesa do SUS é lançada na Bahia

Diversas entidades ligadas à área da saúde, além de representantes de movimentos sociais, se mobilizaram para lançar na Bahia a Frente Democrática em Defesa do SUS. O objetivo da campanha é fortalecer os sistema no estado e lutar contra o processo de terceirizações e privatizações que, segundo os idealizadores, vem acontecendo nos últimos anos.

Frente democrática em defesa do SUS - CTB

O debate foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde da Bahia (Sindsaúde – BA) e o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), na última sexta-feira (11), no auditório da OAB-BA.

A Frente tem por objetivo consolidar um processo de articulações permanentes que envolva pessoas e organizações representativas de diversos movimentos sociais dispostas a trabalhar pelo fortalecimento do SUS no Brasil.

 

De acordo com a médica auditora do SUS, Rosana Bezerra, a frente irá lutar por um SUS democrático. “O Conselho Estadual de Saúde, órgão legitimo de controle social do SUS, vem sendo desrespeitado. Algumas decisões do governo como a extinção das Dires e a implantação dos consórcios de saúde não foram debatidas previamente no Conselho”, pontuou.

Durante o debate foi apresentada a Tese do Cebes para a 9ª Conferência Estadual de Saúde, que contribuirá para as discussões durante o evento. O diretor do Sindsaúde-Ba, Dijalma Rossi, falou sobre a situação da Saúde Pública, lembrando a recente greve dos trabalhadores da Sesab contra o desmonte do SUS no estado.

Para o sindicalista, o atual momento político está “bem retratado” na tese. Na visão dele, o SUS vem sendo sucateado para atender aos interesses do capital privado e da indústria farmacêutica. “Diversos municípios do estado ainda não têm sistemas eficientes de proteção à saúde da população”, denunciou.

Criticou também os constantes ataques que o SUS vêm sofrendo nos últimos anos, a exemplo do avanço das terceirizações e privatizações, que estão precarizando os serviços de saúde no estado.