Americanos vão às ruas contra o criminoso bloqueio anticubano

Começaram nesta quarta-feira (16) em Washington os “Dias de Ação contra o bloqueio”, que seguirão até sexta-feira (18) e que foram convocados pelas organizações civis Comitê Internacional da Paz, Justiça e Dignidade dos Povos e Pastores pela Paz (IFCO), com o apoio de grupos de solidariedade com Cuba nos Estados Unidos. A jornada será acompanhada com ações solidárias em outras cidades dos Estados Unidos e em vários países, incluindo Bélgica, Brasil, Canadá, Rússia, Suécia e Suíça.

Americanos protestam pelo fim do bloqueio a Cuba

Os organizadores do evento anunciaram que foram confirmadas 44 visitas ao Congresso, 37 a gabinetes de congressistas e sete a escritórios de senadores.

Os delegados presentes na Jornada vêm do Canadá, EUA e Porto Rico, e entre os participantes estão os escritores e acadêmicos Stephen Kimber, John Kirk e Arnold August, do Canadá; o patriota porto-riquenho Rafael Cancel Miranda e Jan Susler, advogada do lutador independentista Oscar López Rivera, que sofre prisão nos EUA por mais de 34 anos.

A lista de participantes inclui religiosos, ativistas sociais, advogados, sindicalistas e graduados da Escola Latino-americana de Medicina (ELAM).

O programa anuncia a exibição do documentário Maestra, de Catherine Murphy, na Campanha de Alfabetização em Cuba, e será honrada a memória de Saul Landau e Lucius Walker, grandes amigos de Cuba que faleceram no mês de setembro.

Um evento cultural-ecumênico também será desenvolvido em uma igreja batista; a exposição fotográfica Os Cinco Cubanos voltaram: Um país inteiro comemora, de Bill Hackwell, e palestras.

Mais de 60 organizações de diferentes países se juntaram à chamada para este dia de denúncia do embargo econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos a Cuba por mais de meio século, a fim de dominar, provocar fome e necessidades ao povo cubano, que soube resistir com dignidade às consequências dessa política.