Correa agradece contribuição de médicos cubanos à Saúde do Equador

O presidente do Equador, Rafael Correa, confirmou nesta terça-feira (22) que em oito anos de Revolução Cidadã o atendimento de saúde básica mais que dobrou no país, passou de 16 para 36 milhões. Segundo o chefe de estado, a contribuição dos médicos cubanos foi fundamental para este salto de qualidade.

Rafael Correa - Assessoria da presidência

“As autoridades trabalham em eixos fundamentais para cobrir o déficit de médicos, no entanto se triplicou o número de profissionais de saúde e milhares de especialistas nacionais que estavam fora retornaram ao país”, explicou Correa.

Durante a inauguração do Hospital de Especialidades Abel Gilbert Pontón, na cidade de Guayquil, Correa afirmou que este avanço ainda não é suficiente para atender às necessidades, portanto o país deve seguir contratando médicos e pagando salários decentes.

O presidente agradeceu a Cuba por enviar médicos aos centros com déficit de profissionais. “Agradecemos esta solidariedade para cobrir nossas necessidades sanitárias”.

Segundo Correa, o hospital recém inaugurado conta com 45 consultórios amplos que permitem atendimento digno aos pacientes em um ambiente climatizado e confortável. “Serão atendidos, em média, 900 pacientes por dia”.

Explicou ainda que o novo centro de saúde vai receber uma credencial internacional de hospitais do Ministério da Saúde por parte da organização Accreditation Canada International.