Congresso boliviano debate reeleição de Evo Morales
A Assembleia Legislativa da Bolívia vai iniciar um debate nesta terça-feira (22) sobre o projeto de lei que pretende modificar a Constituição Política do Estado para permitir novamente a reeleição do presidente Evo Morales e seu vice, Álvaro García Linera. A matéria é de iniciativa popular e foi enviada ao Congresso por dirigentes de movimentos sociais.
Publicado 22/09/2015 09:58
Segundo a deputado do MAS (Movimento ao Socialismo), Susana Rivero, o debate não será complexo porque a mudança implica em alterar apenas um artigo da Constituição. “O debate não vai gerar maiores dificuldades e uma vez esteja feito, o passo seguinte é a convocatória da Assembleia [para decidir], não é um trâmite tão burocrático”, explicou.
A proposta foi enviada por organizações e movimentos sociais e sindicais que pretendem que Evo Morales e Álvaro García Linera sejam candidatos novamente em 2019 para o período de 2020 a 2025.
Morales assumiu a Presidência da República da Bolívia em janeiro de 2006 e em 2010 foi reeleito, logo depois de promulgada a Nova Constituição Política, onde o líder boliviano se tornou o primeiro presidente do Estado Plurinacional a ter direito à reeleição. O mandatário foi eleito pela terceira vez em outubro do ano passado com 61,3% dos votos.