Evo Morales pede que grandes potências parem de destruir o planeta

O presidente da Bolívia, Evo Morales, participou na manhã desta segunda-feira (30) da Conferência Sobre Mudanças Climáticas da ONU em Paris (COP21) e pediu que as grandes potências mundiais “parem de destruir o planeta”.

Evo Morales na COP 21 - Jmkarg

Para Evo, o capitalismo é o maior responsável pela destruição ambiental, pois tem é a “fórmula que vai acabar com a nossa espécie”. O presidente aproveitou a conferência para entregar um manifesto pedindo pela salvação da “Mãe terra e da vida”.

Evo qualificou a Conferência como um “encontro histórico e único, mas com a responsabilidade com a Mãe Terra. Devemos expressar nossa preocupação pelos dramáticos efeitos da mudança climática que ameaçam Pachamama”.

Evo fez um chamado às grandes potências mundiais que parem de destruir o planeta e evitem a produção de bens que degradam a natureza e colocam em risco a existência da espécie humana.

“A Mãe Terra se aproxima do crepúsculo de seu signo vital e isso é responsabilidade do sistema capitalista. O capitalismo impulsionou a fórmula mais selvagem contra nossa espécie”, denunciou.

De acordo com o presidente, não se pode falar de “prudência” quando o planeta está "à beira da destruição”, pois não falar com clareza sobre o tema é “trair a natureza”. “Milhões de pessoas morem todos os dias aniquiladas pela fome, por doenças. A história do mundo está cheia de sangue, massacres globais e injustiças”, disse.

Para finalizar, Evo criticou o individualismo, que para ele é uma “praga” capaz de destruir a sociedade. “Enquanto continuarmos na via do capitalismo estaremos condenados a desaparecer”, encerrou.