Em despedida a Cuba, Papa chama o povo a viver a ternura da revolução

O Papa Francisco fez sua missa de encerramento da visita a Cuba nesta segunda-feira (21), na cidade de Santiago de Cuba. O líder religioso pediu aos fiéis que sigam o exemplo de Maria e vivam “a ternura da revolução”. E ressaltou os princípios de humildade, destacando a importância de “sair dos templos para atender o próximo”. A celebração contou com a presença do presidente cubano, Raúl Castro, que participou de toda a agenda do pontífice na ilha.

Papa em Cuba - Efe

No momento histórico que vive a ilha, ao restabelecer relações com os Estados Unidos, há grande expectativa com a visita do Papa no país norte-americano, para onde ele viaja nesta terça-feira (22) e será recebido pelo presidente Brack Obama. Durante a missa o pontífice afirmou ao povo cubano que cabe à Igreja Católica se comprometer com “a vida, a cultura e a sociedade e construir pontes e semear a reconciliação”.

A missa foi realizada em uma catedral importante para o povo cubano, a Basílica Menor da Caridade de Cobre. “A pátria cubana nasceu e cresceu baseada na devoção à Virgem da Caridade. Ela tem dado uma forma própria e especial à alma cubana”, afirmou.

Dom Dionísio García Ibáñez, arcebisco de Santiago de Cuba agradeceu a visita do Papa em nome “da Igreja e dos cubanos”. E destacou a importância da Virgem da Caridade de Cobre para o povo cubano: “a levamos no coração porque sabemos que é a mãe de todos, saem fazer distinção. Crentes ou descrentes a consideramos um símbolo da ‘cubanía’”.