Papa defende o fim do bloqueio dos Estados Unidos a Cuba

No avião, durante o trajeto entre Cuba e Estados Unidos, o papa Francisco defendeu o fim do embargo e a reaproximação dos dois países. “Meu desejo é que eles terminem com um bom resultado, que eles alcancem um acordo que satisfaça ambas as partes”, afirmou em entrevista.

Papa Francisco e Obama - Reuters

O papa chegou aos Estados Unidos nesta quarta-feira (23) e foi recebido pelo presidente Barack Obama. Antes de sair de Cuba, agradeceu a acolhida familiar do povo cubano durante os quatro dias que passou na ilha. Em sua conta oficial no Twitter publicou: “obrigada a todos os cubanos. Obrigado de coração.”.

Nesta quinta-feira (24) o pontífice vai participar de uma agenda no Congresso dos Estados Unidos, mas já adiantou que não pretende tocar no assunto do fim do bloqueio nesta ocasião. Esclareceu que esta é uma questão pública e “está trilhando o caminho das boas relações”.

Na semana passada os Estados Unidos anunciaram medidas para amenizar o bloqueio, mas isso não significa o fim de mais de meio século de cerceamento. As novas regras permitem que empresas norte-americanas abram escritórios e lojas em Cuba. As companhias também terão autorização para oferecer serviços de internet e telecomunicações.